As máquinas não necessariamente substituem os humanos, mas têm o objetivo de suprir tarefas pesadas, maçantes e desgastantes para os homens. Desse modo, as pessoas podem se dedicar a atividades que exigem criatividade e habilidade social, características exclusivas de nossa espécie. Por exemplo, no caso de uma máquina de costurar roupas, em vez de gastar tempo cortando tecidos, cometendo erros e gerando desperdícios de tecido, é possível dedicar mais tempo à criação de novos desenhos, entre outras atividades.
Este projeto foi construído utilizando materiais reutilizáveis e acréscimo de componentes eletrônicos (microcontroladores, motores, fios, sensores, etc.). É uma proposta educacional no campo da robótica e da cultura maker. Com este modelo, podemos estimular, aprender e desenvolver diversos conceitos multidisciplinares durante o processo de construção, observação e experimentação. Bora colocar as mãos na massa e montar essa ideia?
INCLUSO NO PACOTE
✔ 4 Motores 3-6V DC com Caixa de Redução 90º L com Rodas e Pneus;
✔ 1 Sensor Ultrassonico HC-SR05 com Suporte Skin;
✔ 1 Módulo LM2596 Regulador de Tensão Ajustável Step Down Conversor;
✔ 1 Conversor Nível Lógico Bidirecional I2c 5v P/ 3,3v Arduino;
✔ 1 Garra Robótica MDF com parafusos;
✔ 1 Micro Servo Motor 9g Sg90 180º Acessórios e engrenagem Nylon
✔ 2 Servos MG90 180º Acessórios e Engrenagem Metal
✔ 1 Servo Motor MG966 180º Engrenagem de Metal;
✔ 1 Placa ESP8266 Wemos D1 R2 com cabo USB compatível;
✔ 1 Drive de motor Ponte H L298N 6-24v com Jumper 5V;
✔ 1 Capacitor eletrolítico 2200uf 10v;
✔ 1 Suporte para duas baterias 18650 4.2V;
✔ 1 Placa Ilhada PCB para prototipagem de circuitos elétricos (40x20mm);
✔ 6 Metros de fios 26 Awg 0,14mm (2M vermelho, 2M preto e 2M amarelo);
✔ 40 Fios jumpers awg26 (20 M/F e 20 M/M);
✔ 1 Base recorte de papel holler 21 x 30cm;
✔ 42 Palitos abaixadores de língua;
✔ 6 Palitos abaixadores de língua;
✔ 1 Parafuso Máquina M2,5x10mm com porca e arruelas;
✔ 1 Polia de Nylon 17 mm;
✔ 1 Recorte 5 cm da vareta pega balão;
✔ 2 Clipes de metal Nº 3/0;
✔ 5 Abraçadeira plástica 20 cm;
✔ PDF com instruções para montar o robô, a configuração do aplicativo no celular e o Sketch utilizado no robô.
Obs. Enviaremos um modelo de garra já recortada e adaptada para instalar o servo e funcionar, conforme imagem na galeria do kit. Se desejar, você pode criar algum modelo de palitos.
ATENÇÃO!
📝 Não acompanha as duas baterias recarregáveis necessárias para funcionar a máquina.
FUNÇÃO DO ROBÔ
✔ Move em várias superfícies, agarrando objetos de diferentes tamanhos com sua garra controlada por celular. O projeto é piloto e pode ser aprimorado, incluindo uma placa com câmera e até aumentando seu tamanho. Esse tipo de robô é amplamente utilizado na segurança pública para desarmar bombas ou automatizar processos, pegando peças e transportando-as para outros locais.
PÚBLICO ALVO
✔ Estudantes do ensino fundamental II ou médio (11 a 17 anos), makers, hobbistas, professores e educadores interessados.
TEMA
✔ Robótica e Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
OBJETIVO GERAL
✔ Estimular o pensamento computacional e criativo dos estudantes interessados.
TIPO DE PROJETO
✔ STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
IMPORTANTE!
É essencial que se tenha conhecimento básico de circuitos elétricos, IDE Arduino e noções básicas de programação C++.
PORQUE A ROBÓTICA É UM DOS MELHORES RECURSOS PEDAGÓGICOS?
Com ela o professor pode desenvolver várias habilidades e competências nos estudantes de forma significativa e prazerosa. Vou citar algumas delas que podemos valorizar ao trabalhar com a robótica em sala de aula:
✔ Estimula a criatividade dos estudantes incentivando-os a projetar e construir soluções originais para problemas específicos. Nós como professores devemos valorizar a capacidade dos alunos de pensar de forma criativa, explorar diferentes abordagens e encontrar soluções inovadoras para os desafios propostos.
✔ Colaboração e trabalho em equipe, as atividades envolvem projetos em grupo, onde os alunos trabalham em equipe para alcançar um objetivo comum. Procuramos desenvolver habilidades de colaboração, comunicação eficaz, liderança e respeito mútuo nos estudantes, à medida que eles trabalham juntos para projetar, construir e programar robôs.
✔ Autonomia e iniciativa: A robótica incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, encorajando-os a explorar, experimentar e buscar soluções por conta própria. Valorizamos a capacidade dos estudantes de tomar decisões, aprender com os erros, buscar conhecimento adicional e agir de forma autônoma no processo de aprendizagem.
✔ Pensamento crítico e resolução de problemas: A robótica oferece oportunidades para os estudantes enfrentarem desafios complexos, que exigem pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas. Buscamos desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e analisar problemas, planejar estratégias de solução, testar e iterar suas soluções.
✔ Pensamento computacional e programação: A robótica oferece uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre pensamento computacional e programação, que são habilidades cada vez mais importantes no mundo atual. Buscamos desenvolver a capacidade dos alunos de decompor problemas em partes menores, reconhecer padrões, criar algoritmos e utilizar linguagens de programação para controlar e programar seus robôs.
✔ Integração interdisciplinar: A robótica pode ser uma ponte entre várias disciplinas, permitindo que os alunos apliquem conceitos de matemática, ciências, tecnologia, engenharia e até mesmo artes para resolver problemas do mundo real. Nós como educadores apreciamos a capacidade da robótica de integrar várias áreas do conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.
Essas são algumas habilidades que esse trabalho pode proporcionar através de uma aprendizagem criativa e divertida.
Somos uma empresa no ramo de tecnologia educacional e especializada em vendas de kits didáticos para construção de robôs, protótipos e experimentos que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade