As máquinas não substituem necessariamente os seres humanos, mas têm o propósito de assumir tarefas árduas, repetitivas e desgastantes, aliviando o esforço humano. Dessa forma, as pessoas podem direcionar seu tempo para atividades que demandam criatividade e habilidades sociais, características únicas de nossa espécie. Por exemplo, consideremos uma máquina de costura de roupas: em vez de gastar tempo cortando tecido, o que pode resultar em erros e desperdício, podemos dedicar esse tempo à criação de novos designs e conceitos de moda.
Esse projeto pode nos auxiliar com outro propósito, tornando a aprendizagem dos estudantes mais envolvente e significativa. Esse "robô" foi desenvolvido com a utilização de materiais reutilizáveis e a inclusão de componentes eletroeletrônicos, tais como o microcontrolador, motores, cabinhos elétricos, etc. Trata-se de uma proposta educacional no campo da robótica e educação maker. Tem o propósito de estimular a aprendizagem e desenvolver conceitos multidisciplinares durante o processo de construção, observação e experimentação.
ITEM INCLUSO
✔ Link de acesso ao vídeo tutorial de como montar + Sketch (Programação).
COMO COMPRAR?
🟨 Passo 1: coloque o "produto" no carrinho de compras, você pode selecionar vários manuais ou tutoriais;
🔷 Passo 2: digite seu CEP no campo informado, mas fique tranquilo(a), vai aparecer a opção para selecionar 0 dias - recebimento via e-mail é só marcar e finalizar sua compra.
🔴 Obs. Se você escolher junto com os tutoriais algum produto (kit didático), será calculado o preço do frete normalmente, ok!
OUTRAS INFORMAÇÕES
✔ Formato: Link (Vídeo tutorial);
✔ Classificação Temática: Conteúdo Educacional de Atividades > Juvenil;
✔ Idioma: Português/Br;
✔ Forma de envio: E-mail (Em até 30 minutos);
✔ Público: estudantes do ensino fundamental 2 e médio, makers, hobbistas ou interessados acima de 12 anos que já possua um conhecimento básico de Arduino;
✔ O link também contém o vídeo tutorial com as imagens do circuito elétrico e a configuração do App utilizado;
✔ Acompanha o Sketch (Programação).
PÚBLICO ALVO
✔ Estudantes com 13 anos ou mais.
Importante! Sempre com a mediação de um adulto responsável.
REQUISITOS
✔️ Ter noções básicas de circuitos elétricos, Arduino e IDE do Arduino.
TIPO DE CONTEÚDO
✔ Educacional, podendo ser montado em casa ou na escola.
O QUE É NECESSÁRIO PARA MONTAR?
✔ Você precisará do kit didático (peças), de algumas ferramentas e equipamentos de proteção, incluindo:
1. Pistola de cola quente com refil de silicone;
2. Alicates de corte, decapador e bico;
3. Chave philips;
4. Ferro de solda 30 ou 40w com estanho;
5. Furadeira/parafusadeira 12v Drill com broca 3mm para madeira;
6. Cola instantânea Tekbond;
7. Alicate de corte fino diagonal;
8. Multimetro comum;
9. Óculos de proteção individual e par de luva pigmentada malha algodão 4 fios.
Certifique-se de utilizar as ferramentas com cuidado e tomar as medidas de segurança necessárias durante a montagem do experimento. Procure utilizar os EPI's no processo de montagem e na experimentação.
IMPORTANTE!
Você está pagando pelo acesso ao vídeo tutorial do projeto; o preço estimado deste conteúdo não inclui assessoria técnica para montagem, programação ou experimentação.
A EDUCAÇÃO STEAM
A Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é uma abordagem integrada que visa proporcionar uma educação interdisciplinar e holística. Integrando as artes às disciplinas STEM tradicionais, busca desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. A abordagem STEAM promove projetos práticos e experiências hands-on, preparando os alunos para os desafios do século XXI e enfatizando a importância da interconexão entre diferentes áreas do conhecimento.
Com o avanço da tecnologia, a indústria e o comércio têm enfrentado uma grave escassez de trabalhadores capacitados para esse novo mercado de trabalho. Por isso, o desenvolvimento de novas competências e habilidades é fundamental, e os experimentos de robótica podem ser utilizados como recursos pedagógicos importantes para auxiliar na resolução desse desafio! A robótica estimula a criatividade, o pensamento computacional e outras habilidades, contribuindo para a solução de problemas. Os robôs podem auxiliar na realização de tarefas que, a médio e longo prazo, podem ser prejudiciais para os seres humanos, ou com o intuito de melhorar a produção ou processo de um novo produto.
O QUE É ARDUINO?
Arduino, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, utiliza uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
"Uno" quer dizer um em italiano e é utilizado para marcar o lançamento do Arduino 1.0. O Uno e a versão 1.0 serão as versões de referência do Arduino, daqui para diante. O UNO é o mais recente de uma série de placas Arduino, e o modelo de referência para a plataforma Arduino. Para uma comparação com as versões prévias veja o índice de placas Arduino.
O QUE É A PLACA ESP?
A placa ESP refere-se a placas desenvolvidas pela Espressif Systems, notavelmente as séries ESP8266 e ESP32. Essas placas são amplamente utilizadas na comunidade de desenvolvimento de IoT devido ao seu baixo custo, tamanho compacto e recursos integrados, como Wi-Fi e Bluetooth. São comumente empregadas em projetos de sensores, automação residencial e dispositivos conectados à internet. As placas ESP são compatíveis com a Arduino IDE e têm uma comunidade ativa de desenvolvedores.
Somos uma empresa no ramo de tecnologia educacional, especializada na venda de kits didáticos para a construção de robôs, protótipos e experimentos que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
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