Este experimento pode estimular a criatividade dos estudantes, visando aprimorar o pensamento computacional na solução de problemas. A utilização do sensor ultrassônico tem se revelado uma ferramenta fundamental para o aprendizado prático e interativo em diversas disciplinas, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Esses sensores operam emitindo pulsos de ultrassom e medindo o tempo que o som leva para refletir em um objeto, possibilitando o cálculo da distância entre o sensor e o objeto.
A proposta também pode favorecer o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar com alunos do ensino fundamental II ou ensino médio.
INCLUSO NO PACOTE
✔ 1 Arduino Uno Atmega328p R3 com cabo usb (Compatível);
✔ 1 Sensor HC-Sr04 Ultrassônico;
✔ 1 Recorte papel holler 10x15 cm;
✔ 2 Palitos abaixadores de língua;
✔ 5 LEDs 5mm 1.8~2.5v 0.20mA (Verdes, Vermelho e Amarelo);
✔ 5 Resistores 220R 1/4w;
✔ 1 Protoboard 830 Furos;
✔ 1 Clip p/ bateria 9v com fios 13cm e Plug P4 Macho;
✔ 20 Jumpers 0,14mm awg26 M/M;
✔ 10 Jumpers 0,14mm awg26 M/F;
✔ 1 Buzzer ativo 5v contínuo;
✔ 2 Recortes 12 cm palitos de bambu;
✔ 2 Recortes 10 cm de vareta pega balão de festa;
✔ 2 Abraçadeira plástica 20 cm;
✔ 1 Adesivo 15 cm ² Tijolinhos.
📝NO SEU PACOTE VOCÊ RECEBERÁ INSTRUÇÕES DE COMO ACESSAR O TUTORIAL ONLINE DE QUALQUER LUGAR COM SEU COMPUTADOR/SMARTPHONE ATRAVÉS DA INTERNET.
ATENÇÃO!
❌ Não acompanha: baterias ou pilhas;
❌ Não acompanha ferramentas necessárias para montagem do projeto, tais como: pistola de cola quente, tesoura, réguas, canetas, alicates, retífica para perfurações etc.
🎬 O kit compreende as peças para montagem do projeto, possivelmente você precisará reutilizar alguns materiais recicláveis para montagem ok!
O que é Arduino?
Arduino, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, utiliza uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
"Uno" quer dizer um em italiano e é utilizado para marcar o lançamento do Arduino 1.0. O Uno e a versão 1.0 serão as versões de referência do Arduino, daqui para diante. O UNO é o mais recente de uma série de placas Arduino, e o modelo de referência para a plataforma Arduino. Para uma comparação com as versões prévias veja o índice de placas Arduino.
CURIOSIDADE
Maker é uma palavra em inglês que significa criador(a). O movimento maker estimula qualquer pessoa criar, consertar e modificar objetos dos mais variados tipos, é a cultura do faça você mesmo DIY (Do It Yourself).
PORQUE A ROBÓTICA É UM DOS MELHORES RECURSOS PEDAGÓGICOS?
Com ela o professor pode desenvolver várias habilidades e competências nos estudantes de forma significativa e prazerosa. Vou citar algumas delas que podemos valorizar ao trabalhar com a robótica em sala de aula:
✔ Estimula a criatividade dos estudantes incentivando-os a projetar e construir soluções originais para problemas específicos. Nós como professores devemos valorizar a capacidade dos alunos de pensar de forma criativa, explorar diferentes abordagens e encontrar soluções inovadoras para os desafios propostos.
✔ Colaboração e trabalho em equipe, as atividades envolvem projetos em grupo, onde os alunos trabalham em equipe para alcançar um objetivo comum. Procuramos desenvolver habilidades de colaboração, comunicação eficaz, liderança e respeito mútuo nos estudantes, à medida que eles trabalham juntos para projetar, construir e programar robôs.
✔ Autonomia e iniciativa: A robótica incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, encorajando-os a explorar, experimentar e buscar soluções por conta própria. Valorizamos a capacidade dos estudantes de tomar decisões, aprender com os erros, buscar conhecimento adicional e agir de forma autônoma no processo de aprendizagem.
✔ Pensamento crítico e resolução de problemas: A robótica oferece oportunidades para os estudantes enfrentarem desafios complexos, que exigem pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas. Buscamos desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e analisar problemas, planejar estratégias de solução, testar e iterar suas soluções.
✔ Pensamento computacional e programação: A robótica oferece uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre pensamento computacional e programação, que são habilidades cada vez mais importantes no mundo atual. Buscamos desenvolver a capacidade dos alunos de decompor problemas em partes menores, reconhecer padrões, criar algoritmos e utilizar linguagens de programação para controlar e programar seus robôs.
✔ Integração interdisciplinar: A robótica pode ser uma ponte entre várias disciplinas, permitindo que os alunos apliquem conceitos de matemática, ciências, tecnologia, engenharia e até mesmo artes para resolver problemas do mundo real. Nós como educadores apreciamos a capacidade da robótica de integrar várias áreas do conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.
Essas são algumas habilidades que esse trabalho pode proporcionar através de uma aprendizagem criativa e divertida.
Somos uma empresa no ramo de tecnologia educacional e especializada em vendas de kits didáticos para construção de robôs, protótipos e experimentos que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
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