As máquinas não substituem necessariamente os seres humanos, mas têm o propósito de assumir tarefas árduas, repetitivas e desgastantes, aliviando o esforço humano. Dessa forma, as pessoas podem direcionar seu tempo para atividades que demandam criatividade e habilidades sociais, características únicas de nossa espécie. Por exemplo, consideremos uma máquina de costura de roupas: em vez de gastar tempo cortando tecido, o que pode resultar em erros e desperdício, podemos dedicar esse tempo à criação de novos designs e conceitos.
A Máquina REB18 pode nos auxiliar com outro propósito, tornando a aprendizagem dos estudantes mais envolvente e significativa. Esse "robô" foi desenvolvido com a utilização de materiais reutilizáveis e a inclusão de componentes eletrônicos, tais como microcontroladores, motores, fios e sensores. Trata-se de uma proposta educacional no campo da robótica e educação maker. Com esse projeto, podemos estimular a aprendizagem e desenvolver diversos conceitos multidisciplinares durante o processo de construção, observação e experimentação. Bora colocar as mãos na massa e montar essa incrível máquina com garra robótica?
ITEM INCLUSO
✔ Link de acesso ao vídeo tutorial de como montar esse modelo criativo.
COMO COMPRAR?
🟨 Passo 1: coloque o "produto" no carrinho de compras, você pode selecionar vários manuais ou tutoriais;
🔷 Passo 2: digite seu CEP no campo informado, mas fique tranquilo(a), vai aparecer a opção para selecionar 0 dias - recebimento via e-mail é só marcar e finalizar sua compra.
🔴 Obs. Se você escolher junto com os tutoriais algum produto (kit didático) que precisa ser entregue via correios, será calculado o preço do frete normalmente, ok!
OUTRAS INFORMAÇÕES
✔ Formato: Link (Vídeo tutorial);
✔ Classificação Temática: Conteúdo Educacional de Atividades > Juvenil;
✔ Idioma: Português/Br;
✔ Forma de envio: E-mail (Em até 30 minutos);
✔ Público: estudantes do ensino fundamental 2 e médio, makers, hobbistas ou interessados acima de 12 anos que já possua um conhecimento básico de Arduino;
✔ O link também contém o vídeo tutorial com as imagens do circuito elétrico;
✔ Acompanha o Sketch utilizado (Programação).
PÚBLICO ALVO
✔ Estudantes com 13 anos ou mais.
Importante! Sempre com a mediação de um adulto responsável.
REQUISITOS
✔️ Ter noções básicas de circuitos elétricos, Arduino e IDE do Arduino.
TIPO DE CONTEÚDO
✔ Educacional, podendo ser montado em casa ou na escola.
O QUE É NECESSÁRIO PARA MONTAR?
✔ Você precisará do kit didático "peças", de algumas ferramentas e equipamentos de proteção, incluindo:
1. Pistola de cola quente com refil de silicone;
2. Alicates de corte, decapador e bico;
3. Chave philips;
4. Ferro de solda com estanho;
5. Furadeira/parafusadeira 12v Drill com broca 3mm;
6. Cola instantânea Tekbond;
7. Alicate de corte fino diagonal;
8. Multimetro comum;
9. Óculos de proteção individual e par de luva pigmentada malha algodão 4 fios.
Certifique-se de utilizar as ferramentas com cuidado e tomar as medidas de segurança necessárias durante a montagem do experimento. Procure utilizar os EPI's no processo de montagem e na experimentação.
IMPORTANTE!
Você está pagando pelo acesso ao vídeo tutorial do projeto; o preço estimado deste conteúdo não inclui assessoria técnica para montagem, programação ou experimentação do protótipo.
EDUCAÇÃO MAKER
A educação maker é uma abordagem educacional que valoriza a aprendizagem prática, a criatividade e o empoderamento dos alunos em seu próprio processo de aprendizado. Ela se alinha com o conceito DIY ou "faça você mesmo" e oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir uma ampla gama de habilidades úteis para a vida, à medida que se envolvem em projetos tangíveis e desafiantes. Esse movimento educacional é uma maneira inovadora de preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo, incentivando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.
Com o avanço da tecnologia, a indústria e o comércio têm enfrentado uma grave escassez de trabalhadores capacitados para esse novo mercado de trabalho. Por isso, o desenvolvimento de novas competências e habilidades é fundamental, e os experimentos de robótica educacional podem ser utilizados como recursos pedagógicos importantes para auxiliar na resolução desse desafio! A robótica estimula a criatividade, o pensamento computacional e outras habilidades, contribuindo para a solução de problemas. Os robôs podem auxiliar na realização de tarefas que, a médio e longo prazo, podem ser prejudiciais para os seres humanos ou com o intuito de melhorar a produção ou processo de um novo produto.
O QUE É ARDUINO?
Arduino, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, utiliza uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
"Uno" quer dizer um em italiano e é utilizado para marcar o lançamento do Arduino 1.0. O Uno e a versão 1.0 serão as versões de referência do Arduino, daqui para diante. O UNO é o mais recente de uma série de placas Arduino, e o modelo de referência para a plataforma Arduino. Para uma comparação com as versões prévias veja o índice de placas Arduino.
Somos uma empresa no ramo de tecnologia educacional, especializada na venda de kits didáticos para a construção de robôs, protótipos e experimentos que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
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